Visitantes

contador free

domingo, 10 de janeiro de 2010

Desbloqueio FT-2200


FT-2200

ARMAZENAGEM SIMPLES DE MEMÓRIA E CHAMADA
O FT-2200 oferece 53 memórias classificadas de 1~49, L1, U1, L2 e U2. Cada uma pode armazenar freqüências de recepção e transmissão separadas ou alteração de repetidora, e dados de tom CTCSS. A memória C (a memória de canal CALL) pode ser chamada instantaneamente pelo botão CALL-DTMF, e as memórias L1 & L2 e U1 & U2 armazenam limites de subfaixa programáveis, descritos adiante, além de operação de propósito geral.
Para armazenar uma freqüência em uma memória:
- Selecione a freqüência desejada (e o split da repetidora manualmente, se desejado) no modo de discagem como já foi descrito.
- Aperte a tecla [ F/W ], um número de memória ou letra aparece piscando para a faixa selecionada.
- Depois de cinco segundos pressionando a tecla F/W, use o botão DIAL ou as teclas UP/DWN do microfone para selecionar a memória desejada para armazenagem. Se você selecionar uma memória que já estiver sendo usada, ela terá os novos dados sobreescritos na próxima etapa.
- Pressionar F/W momentaneamente para armazenar os dados exibidos na memória selecionada. O letreiro da memória irá parar de piscar por um segundo, e então vai desaparecer conforme a operação continuar no modo de discagem.
Exemplo: Armazene os dados da repetidora 146.340/146.940 na memória 5.
- Primeiro execute os passos no exemplo da página 16~17 para definir a freqüência desejada e o offset no modo de discagem.
- Aperte a tecla [ F/W ] para exibir o letreiro da memória à esquerda do display, então execute o próximo passo dentro de 5 segundos.
- Gire o botão DIAL, se necessário, para que o '5' apareça no display.
- Pressione a tecla F/W novamente, momentaneamente. Pronto. A freqüência foi armazenada na memória 5, e você está operando no modo de discagem.
Para confirmar a operação, gire o botão para mudar a freqüência ( para qualquer uma ), então pressione o botão D/MR-SKIP para mudar do modo de discagem para o de memória. O número '5' deve aparecer no display, e '146.940' ( a freqüência de recepção ) deve aparecer no display. Aperte o botão STEP-REV para confirmar a freqüência de transmissão de 146.340Mhz.
Você pode usar qualquer memória (exceto a 'C' , o canal CALL) com o mesmo resultado. A memória C requer um procedimento ligeiramente diferente. Note que ao pressionar o botão D/MR-SKIP do modo de discagem sempre teremos a última memória armazenada ou usada.
MEMÓRIAS CHAMADAS
Ao confirmarmos os resultados do último exemplo, usamos o botão D/MR-SKIP para mudar do modo de discagem para as memórias depois de armazenadas. A legenda da memória aparece no canto superior esquerdo do display de freqüência sempre que operando em uma memória.
Quando mais de uma memória tiver sido armazenada, você pode selecionar uma memória para operação tanto com o botão DIAL como com os botões UP/DWN do microfone. Se você usar os botões do microfone, aperte e solte o botão para cada memória: se você segurar o botão por meio segundo, iniciará a varredura de memória.
MEMÓRIAS ODD-SPLIT
Depois de armazenar uma freqüência, com ou sem alteração de repetidora do modo de discagem, você pode modificar a alteração da repetidora e o offset daquela memória apenas. Apenas chame a memória, pressione o botão R.SET-RPT para definir a direção de alteração e então siga os passos do item Mudando o Offset da Repetidora. Se você deseja um novo offset permanente para tal memória, lembre-se de pressionar a tecla [ F/W ] (por meio segundo, até tocar o segundo beep) e então pressione-a novamente momentaneamente. É claro que você pode também armazenar uma freqüência de transmissão separada na memória para obter o mesmo resultado, mas você pode achar isto mais fácil quando estiver lidando com repetidoras.
MEMÓRIA DO CANAL CALL
Embora invisível aos métodos de chamada de memória descritos, a memória do canal CALL pode ser articulada pressionando-se o botão CALL-DTMF, o 'C' aparece no lugar correspondente. A falha de fábrica para a memória do canal CALL é a margem inferior da faixa. Você pode reprogramá-la do modo de discagem com qualquer estado de freqüência e repetidora. Depois de armazenar a freqüência, você pode também definir e mudar as configurações da repetidora, apenas chamando-a antes de seguir tais procedimentos.
Para armazenar o estado da freqüência/repetidora atual na memória do canal CALL, pressione F/W para mostrar alguma coisa, então pressione o botão CALL-DTMF. Para armazenar uma freqüência de transmissão separada no canal CALL, após armazenar a freqüência de recepção, use o botão DIAL para selecionar a freqüência de transmissão e repita a seqüência acima, mas desta vez segurando a chave PTT quando você pressionar o botão CALL-DTMF.
MEMÓRIAS DE FREQÜÊNCIA DE TRANSMISSÃO SEPARADAS
Além da memória CALL, todas as outras memórias podem armazenar freqüências Rx e Tx independentes ( entretanto, se você estiver trabalhando através de uma repetidora, você pode armazenar um único offset de repetidora para simplificar - veja o item Memórias Odd Split ). Para armazenar uma freqüência de transmissão separada:
- Armazene a freqüência usando o método já descrito sob o título Armazenagem Simples de Memória ( não importa se um offset de repetidora está ativado ).
- Sintonize na freqüência de transmissão desejada, então pressione a tecla [ F/W ] para exibir o quadro da legenda de memória novamente.
- Pressione e segure a chave PTT enquanto estiver pressionando a tecla F/W mais uma vez momentaneamente ( isto não bloqueará o transmissor ).
Sempre que você chamar uma memória de freqüência de transmissão separada, os sinais '- +' aparecerão juntos no alto do display. Novamente, você pode pressionar a tecla STEP-REV para exibir a freqüência de transmissão, e os símbolos de alteração irão piscar.
Depois de armazenar uma memória com uma freqüência de transmissão separada, se você reescrever a freqüência de recepção, a freqüência de transmissão separada é apagada.
SINTONIZAÇÃO DE MEMÓRIA
Enquanto estiver recebendo em uma memória chamada, você pode resintonizá-la e mudar outras configurações memorizadas ( como a alteração da repetidora ) ao pressionar primeiro o botão Mhz-PRI momentaneamente. O sinal 'MT' aparece à direita da legenda do quadro de memória, e você pode sintonizar das mesmas formas descritas anteriormente (incluindo o botão 1Mhz). Você pode armazenar a nova freqüência e configurações na memória atual ou em outra memória, pressione [ F/W ], selecione a nova memória ( se desejada ) e pressione a telca F/W novamente. A operação permanece na (nova) memória conforme a velha memória (se diferente) volta para seu estado original. Após resintonizar uma memória, se você não deseja gravar as alterações, apenas pressione a tecla D/MR-SKIP: uma vez para retornar aos dados da memória original, ou duas vezes se você deseja abandonar as memórias e retornar ao modo de discagem.
MASCARANDO MEMÓRIAS
Conforme mencionado, os dados armazenados em uma memória são escritos automaticamente sobre os dados previamente armazenados. Entretanto, se você muda constantemente de uma área para outra, você pode não querer usar sempre as mesmas memórias. Com o FT-2200, você pode selecionar e alterar as memórias disponíveis sem ter de reiniciar. Isto pode ser feito mascarando determinadas memórias
( exceto para o canal de memória 1 ) de modo que elas fiquem ocultas da operação, e desmascarando-as apenas quando desejar.
Para mascarar uma memória:
- Chame a memória a ser mascarada.
- Pressione a tecla [ F/W ] STEP-REV; isto faz com que o display mude para a próxima memória mais baixa, e a memória selecionada anteriormente não será mais selecionável manualmente ou por varredura.
Para desmascarar uma memória oculta para operação:
- Chame qualquer memória, pressione a tecla [ F/W ] e então selecione o número da memória a ser recuperado.
- Pressione a telca STEP-REV ( não a F/W ! ).
OBSERVAÇÃO: Quando você ocultar algumas memórias, tome cuidado para não escrever sobre as mesmas acidentalmente. Se isto acontecer, você perderá os conteúdos anteriores.
VARREDURA
Antes de começar a varredura, certifique-se de que o controle SQL está configurado para suprimir o ruído em um canal desocupado. Você começa e pára a varredura com as teclas UP/DWN no microfone. Apenas pressione e segure ambos os botões por mais de meio segundo para começar a varredura. Se o rádio estiver no modo de discagem, a varredura da faixa terá resultado. Do contrário, se uma legenda de memória for exibida, apenas as memórias serão varridas
A varredura pára quando um sinal abre o squelch, e o ponto decimal no display pisca. Você pode parar a varredura manualmente pressionando o PTT ou os botões UP/DWN no microfone, ou o botão D/MR-SKIP.
VARREDURA DE MEMÓRIA ALTERNADA
Quando você tem alguns canais ativos armazenados nas memórias, você pode querer pulá-los ao fazer a varredura, mas ainda tê-los disponíveis para a seleção manual. Você pode marcar uma memória a ser pulada ( exceto o canal de memória 1) pressionando a tecla F/W D/MR-SKIP enquanto estiver recebendo na memória. O indicador SKIP aparece à direita do quadro do número de memória para mostrar que esta memória será pulada durante a varredura
( embora você possa ainda chamá-la manualmente ).
Para reativar uma memória excluída da varredura, apenas repita os passos que você seguiu para desativá-la: selecione a memória manualmente, e pressione a tecla F/W D/MR-SKIP.
PMS ( VARREDURA DE MEMÓRIA PROGRAMÁVEL )
Além da varredura de memória e de faixa, o FT-2200 pode ser configurado para varrer ( ou sintonizar ) apenas os limites de freqüência entre dois conjuntos de pares de canal de memória L1 & U1 e L2 & U2.
- Armazene a margem inferior da extensão da varredura desejada na memória L1, e a margem superior na memória U1.
- Tanto com a memória U1 como com a L1, pressione o botão Mhz-PRI momentaneamente.
Como descrito no item Sintonização de Memória, o MT aparece próximo ao quadro de memória e você pode sintonizar a memória. As freqüências armazenadas nos pares de memórias L1/U1 e L2/U2 agora limitam sua sintonização e a extensão da varredura à subfaixa resultante. Se o ARS ou a alteração da repetidora manual forem ativados, o offset da repetidora é aplicado automaticamente quando você transmite ( mesmo se a freqüência de transmissão resultante estiver fora dos limites da subfaixa ).
Exemplo: Para limitar a recepção para 146.0~148.0Mhz usando um par de memória L1/U1 ( apenas aplicável a determinadas versões de rádios ):
- Sintonize a discagem em qualquer canal entre 146.000 e 146.09Mhz ( veja observação abaixo ).
- Pressione a tecla [ F/W ], sintonize o botão DIAL para que L1 apareça no quadro de memória, e então pressione a tecla F/W novamente. A freqüência exibida é agora armazenada para fornecer um limite efetivo inferior de subfaixa de 146.000Mhz.
- Sintonize a discagem em qualquer canal entre 148.000 e 148.095Mhz.
- Repita o segundo passo, selecionando U1 no quadro de memória. Assim o limite efetivo superior de subfaixa de 148.000Mhz é armazenado.
- Pressione o botão D/MR-SKIP para mudar para a operação de memória.
- Pressione o botão Mhz-PRI momentaneamente para ativar os limites de subfaixa de 146.000~148.000 para sintonização e varredura.
Para cancelar seus limites e retornar para a operação de memória, pressione o botão D/MR-SKIP ( se você estiver executanto a varredura ou quer retornar à operação de discagem, você deve pressioná-lo duas vezes ).
Pressionar o botão CALL-DTMF também cancela os limites de subfaixa conforme a operação muda para o canal CALL.
Uma vez que você tenha armazenado os pares de memória L e U, você pode reativar a subfaixa apenas chamando a memória e pressionando o botão Mhz-PRI. Entretanto, você não pode ativar a subfaixa quando os pares de memória L ou U são marcados para serem pulados na varredura, ou se uma destas memórias forem individualmente mascaradas (ocultas).
OBSERVAÇÃO!
A resolução da freqüência dos limites de subfaixa PMS é de 100kHz, embora a resolução do canal dos limites de subfaixa seja a dimensão da escala dos canais selecionados. Entretanto, as freqüências armazenadas nestas memórias são ambas arredondadas o mais próximo possível de 100kHz.
Desde que as memórias do limite de subfaixa não sejam limitadas a uma freqüência específica, você pode usá-las para outros fins dentro da faixa de 100kHz acima do limite de subfaixa desejado.
MONITORAÇÃO DO CANAL PRIORITÁRIO
Esta função verifica automaticamente a atividade em uma memória a cada cinco segundos enquanto estiver operando nas memórias de discagem ou outras ( mas não durante a varredura ). Quando o rádio detecta um sinal na memória prioritária, a operação altera automaticamente para aquela memória enquanto o sinal estiver presente ( mais alguns segundos ). Se você transmitir enquanto estiver parado na memória prioritária, a monitoração prioritária cessa e a operação permanece na memória prioritária.
Para definir uma monitoração prioritária:
- Predefina o squelch, e armazene a freqüência a ser monitorada na memória (deve ser a memória 1 se você estiver operando em outras memórias durante a monitoração prioritária).
- Pressione o botão D/MR-SKIP para operar no modo de discagem, ou selecione a memória em que você deseja operar, e então pressione a tecla F/W Mhz-PRI.
Um 'P' aparece no quadro de memória, e aproximadamente a cada cinco segundos, a freqüência exibida altera para a memória prioritária rapidamente enquanto o rádio estiver checando um sinal.
Enquanto nenhum sinal aparecer na memória prioritária para abrir o squelch, você pode sintonizar, transmitir e receber no modo de discagem, ou selecionar e operar em outras memórias ( mas não varrê-las ). Se uma estação com a qual você deseja falar aparecer na memória prioritária, pressione a chave PTT momentaneamente enquanto estiver recebendo o sinal, para parar a verificação prioritária. Do contrário, quando um sinal aparece na memória prioritária, a verificação prioritária irá parar e o decimal no display irá piscar. A monitoração prioritária recomeçará de acordo com o modo como você configurou o modo 'recomeçar varredura'; também depois de uma pausa de cinco segundos ou após a queda da portadora. Para cancelar a monitoração prioritária manualmente, pressione o botão D/MR-SKIP.
Observe que você pode usar qualquer outra memória como um canal prioritário no procedimento acima quando você for operar no modo de discagem. Você não pode, entretanto, mudar do modo de operação de memória para o de discagem ou vice-versa sem primeiro cancelar a monitoração prioritária ( pressionar o botão D/MR-SKIP cancela a monitoração prioritária ).
OPERAÇÃO CTCSS
A função embutida Codificador de Tom pode ser usada para acessar repetidoras e estações que requerem um tom CTCSS, enviando um tom sempre que você transmitir.
-Para verificar ou configurar a freqüência de tom CTCSS, pressione a tecla F/W T.SET-TONE para ver a freqüência exibida em MHz.
- Para mudar a freqüência de tom, gire o botão DIAL ou pressione as teclas DWN/UP do microfone até que o display mostre a freqüência de tom correta que você deseja.
- Pressione o botão T.SET-TONE para retornar ao display de freqüência de operação após verificar ou selecionar a freqüência do tom.
Para ativar a operação CTCSS:
- Pressione a tecla T.SET-TONE quando a freqüência de operação estiver exibida. ENC (codificador) aparece na margem superior esquerda do display e o gerador de tom é ativado para transmissão. Pressionando a tecla T.SET-TONE novamente, o squelch é desativado.
Você pode armazenar tons CTCSS diferentes ( e codificar e decodificar estados ) em cada memória no mesmo modo ( e ao mesmo tempo ) assim como armazenar freqüências de operação. Depois, para mudar o tom ou o estado armazenado na memória, apenas chame-a, apague a freqüência do tom ou função, e armazene a memória novamente.
"CTCSS BELL" PAGINAÇÃO COM O FTS-27
A operação de campainha CTCSS é muito parecida com a operação codificar/decodificar CTCSS descrita, em tais subtons abre o squelch. Entretanto, se você está esperando por uma chamada, às vezes é conveniente que o rádio 'toque' para chamar sua atenção. O modo de Campainha CTCSS exibe uma pequena campainha no lado direito do display. Quando você recebe uma chamada CTCSS, um sinal é tocado, e depois um pequeno sino no display pisca para indicar que você recebeu uma chamada.
Para ativar a campainha CTCSS:
- Selecione a freqüência de tom CTCSS usando as teclas F/W e T.SET-TONE descritas anteriormente, se você ainda não o fez.
- Quando você espera receber chamadas de estações usando o squelch de tom (decodificando, ou Campainha CTCSS), ative a operação squelch de tom codificar/decodificar como descrito acima, assim você não perderá chamadas quando você desligar a campainha CTCSS.
- Então, pressione a tecla F/W BELL-DVS.
Assim como, com a decodificação CTCSS, chamadas sem uma combinação de tom CTCSS serão ignoradas pelo seu rádio. Qualquer chamada recebida com o tom de combinação CTCSS fará com que o rádio toque e o squelch abra enquanto a chamada é transmitida. O ícone da campainha começa a piscar, e continua até que você o desligue manualmente (pressionando a chave PTT para transmitir ou resintonizando o botão DIAL ou as teclas UP/DWN). Observe que a outra estação não precisa usar a função Campainha CTCSS para chamá-lo: eles podem usar as funções normais codificar CTCSS (ou codificar/decodificar) do rádio.
Quando você recebe uma chamada, se você tiver a campainha ativada, você pode querer desativar a característica Campainha CTCSS para previnir que ela toque cada vez que a outra estação transmitir: pressione a tecla F/W BELL-DVS para desligá-la.
O sistema de Campainha CTCSS não tem memória específica; ligá-lo ou desligá-lo afeta o modo de discagem e todas as memórias.
PAGINAÇÃO DTMF E CÓDIGO SQUELCH
O FT-2200 inclui um circuito microprocessador dedicado que fornece paginação e características de chamada seletiva usando tons DTMF. Isto permite que você identifique uma chamada para uma estação ou grupo específicos, e receba chamadas diretas apenas para você ou grupos de sua escolha.
Os sistemas de paginação e código squelch usam códigos numéricos de três dígitos (000~999), transmitidos como pares de tom DTMF (Dual-Tone, Multi-Frequency). Oito memórias de código numeradas de 0~7 (totalmente independentes das 49 memórias de canal) são usadas para armazenar códigos de paginação DTMF de três dígitos.
Seu rádio permanece normalmente silencioso até receber três dígitos DTMF que combinem com um aqueles armazenados na memória de Código DTMF selecionada. O squelch então abre para que o transmissor seja ouvido, e no modo de paginação, o rádio também toca. Quando você fecha o PTT para transmitir, os mesmos três dígitos de código DTMF pré-armazenados são transmitidos automaticamente. No modo de paginação, mais três dígitos DTMF também são enviados, representando sua identificação pessoal da estação.
Os sistemas de paginação DTMF e o código squelch são selecionados pela tecla C.SET-PAGE. O display mostra ou PAGE ou CODE quando a paginação DTMF ou código squelch forem ativados, respectivamente.
CÓDIGO SQUELCH DTMF
O modo código squelch é muito simples. Tanto você como a outra estação se comunicam usando a mesma seqüência de 3 dígitos DTMF, enviados automaticamente pelo FT-2200 no começo de cada transmissão. Seu rádio normalmente permanece silencioso para todos os sinais que não são pré-fixados pelo seu código selecionado de três dígitos. Quando você recebe os tons, seu squelch abre e permanece aberto até alguns segundos depois do fim da transmissão.
Antes de usar o código squelch DTMF, você deve primeiro armazenar e então selecionar manualmente a Memória do Código segurando o código DTMF de 3 dígitos requerido para abrir seu squelch (como descrito a seguir). Além disso, no modo código squelch, as Memórias do Código de 1~7 sempre funcionam da mesma forma.
PAGINAÇÃO DTMF
No modo de paginação DTMF, você pode receber sinais que são pré-fixados com qualquer um dos códigos de 3 dígitos diferentes até seis, de acordo com a maneira que você programar as Memórias do Código. Quando você receber uma chamada de paginação, a Memória do Código selecionado muda automaticamente, e o display responde em uma das duas maneiras, dependendo de como você armazenou o código de paginação:
CÓDIGOS INDIVIDUAIS
Estes são códigos pessoais ID para identificar cada estação separadamente. Você armazena um destes códigos para seu ID na Memória de Código 1, e até seis outros Códigos Individuais de estações que você chama freqüentemente, em Memórias de Código de 2~7. Quando alguém mais transmite seu Código Individual, seu display mostra um P na posição da Memória do Código, com o outro Código Individual da estação que aparece à direita assim você pode ver quem chamou.
CÓDIGOS DE GRUPO
Este tipo de código identifica um grupo de estações. Você pode dividir um Código de Grupo com outros membros de um clube ou com amigos. Quando você recebe uma chamada com um Código de Grupo, o número da Memória do Código(2~7) em que você armazenou tal Código de Grupo de 3 dígitos aparece na posição da Memória do Código em seu display, com o número do Código de 3 dígitos à direita.
Observe que para um Código de Grupo, o display não mostra o ID e o código de quem está chamando.As Memórias do Código 2~7 podem ser usados para armazenar tanto os Códigos Individuais (apenas para chamadas) como os Códigos de Grupo ( tanto para transmissão como para recepção ), conforme você desejar.
Com um ou outro tipo de página, o indicador PAGE começa a piscar quando uma página for recebida, e continua por aproximadamente cinco segundos.
Lembre-se que a diferença entre a operação do código de paginação e a operação do código squelch é que com o código squelch, você pode apenas receber uma chamada na Memória do Código selecionada, e o display não muda quando uma chamada é recebida. A distinção Individual/Grupo não é usada ( embora você deva ainda armazenar Memórias de Código de 3 dígitos ).
MONITORAÇÃO DO CÓDIGO DTMF
Sempre que um código DTMF for recebido enquanto o código squelch ou a paginação DTMF estiverem ativados, o código é automaticamente escrito na Memória de Código 0. Ao selecionar essa Memória, você pode ver que código DTMF foi recebido por último, se ele abriu seu squelch ou não.
ARMAZENANDO MEMÓRIAS DE CÓDIGOS
A primeira coisa a fazer antes de usar os sistemas de paginação ou código squelch é armazenar seu Código Individual na Memória de Código 1.
-Ativar as funções de paginação ou código squelch pressionando a tecla C.SET-PAGE.
Pressionar esta combinação de teclas:
- Paginação DTMF (PAGE EXIBIDO)
- Paginação trigger ( o ícone da campainha aparece com PAGE )
- Código Squelch ( aparece CODE ), e nenhuma paginação ( nenhum dos símbolos acima ).
Você pode ter de repetir estas funções até ter exibido PAGE ou CODE.
-Pressione a tecla F/W C.SET-PAGE para ativar o modo de configuração Código. O display de freqüência é substituído por um número de Memória de Código piscando no quadro de memória, e o Código de 3 dígitos correspondente ( 000 se não foi usado antes ) no centro do display.
- Gire o botão DIAL ou as teclas UP/DWN para selecionar uma Memória de Código 1 ( este dígito pode ser definido de 0~7, com o 0 sendo 'apenas leitura', e do 2~7 programável com grupo ou outros ID's individuais ). A Memória do Código1 é par seu Código ID do código de paginação DTMF pessoal.
- Pressione o botão Mhz-PRI. O número da Memória do Código irá parar de piscar, e o primeiro dígito do código (código DTMF) a ser armazenado começará a piscar.
- Gire o botão DIAL para selecionar um dígito do Código DTMF entre 0 e 9, correspondente ao primeiro dígito do código ID pessoal para sua estação nesta faixa.
- Pressione a tecla Mhz-PRI novamente para fazer com que o próximo dígito à direita pisque, e novamente use o botão DIAL para selecionar o próximo dígito de seu código ID.
- Repita o passo acima para definir o último dígito.
A esta altura, se você quiser voltar e mudar um dos três dígitos do código, pressione Mhz-PRI e vá até o dígito a ser corrigido.
-Pressione a teclas C.SET-PAGE para que o display retorne ao modo de paginação normal.
Seu Código ID está agora armazenado na Memória do Código:
1. Você pode usar o mesmo procedimento para armazenar os Códigos da Memória de outras pessoas ou grupos em Code Memórias do Código 2~7, mas com uma característica adicional. Geralmente, você armazena o Código ID da estação para poder paginá-los, mas não quer que seu rádio toque a cada vez que alguém os chame. Por outro lado, você armazena códigos de grupo com a intenção de receber quaisquer páginas para o grupo (assim você quer que seu squelch abra e o rádio toque, se estiver paginando).
OPERAÇÃO DO SISTEMA DE VOZ DIGITAL (OPÇÃO W\DVS-3)
O DVS-3 inclui a gravação de voz digital pelo microprocessador PCM e circuito de memória, permitindo a gravação do microfone ou do alto-falante, e a reprodução através do alto-falante.
Uma RAM de um megabit no DVS-3 pode ser usada por até 128 segundos de gravação, ou ser gravada em segmentos para reprodução seletiva. Oito segmentos de memória podem ser agrupados de várias formas para gravação e reprodução, como determinado por sua opção de Códigos de Segmentação.
A taxa do bit de amostragem do conversor A-D ( analógico para digital ) é selecionável no painel frontal entre 8,11,16 e 32 kilobits/segundo. Isto permite que você selecione a melhor troca entre o tempo de gravação e a fidelidade. Taxas de bit diferentes podem ser selecionadas para segmentos diferentes.
As teclas do microfone DWN/UP ativam e desativam a gravação e a reprodução, enquanto a barra gráfica S&PO mostra o tempo de gravação/reprodução transcorrido.
MODO DE GRAVAÇÃO (5 ou M)
'5' para alto-falante ou 'M'para Microfone: o Modo de Gravação do Alto-falante indica que a fonte de áudio para gravação é o alto-falante; ou seja, sinais recebidos. O Modo de Gravação do Microfone indica que a fonte de áudio para gravação é o microfone; ou seja,, as mensagens do operador local. A tecla T.SET-TONE articula entre estes modos de gravação.
- Taxa de bit (1~4)
O número exibido nesta posição significa a taxa do bit de amostragem selecionada para gravação ou reprodução neste Código de Segmentação.
Pressione a tecla STEP-REV e gire o botão DIAL (enquanto o dígito da Taxa de Bit estiver piscando) para selecionar uma taxa diferente.
- Código de segmentação (0~9 ou A~F)
O caracter exibido aqui indica qual segmento de memória ou combinação é selecionado para gravação ou reprodução.
0 Segmentos 2~8 combinados
1~8 Acesso de segmento individual
9 Segmentos 1 e 2 combinados
A Segmentos 3 e 4 combinados
b Segmentos 5 e 6 combinados
C Segmentos 7 e 8 combinados
d Segmentos 2 e 4 combinados
E Segmentos 5 e 8 combinados
F Segmentos 2 - 8 acessados sequencialmente

Enquanto o DVS-3 estiver ativado, girar o botão DIAL seleciona o Código de Segmentação. Os outros parâmetros exibidos mudam de acordo com a maneira que são definidos para cada Código de Segmentação.
- Segmento Inicial(1~8)
O número aqui identifica o número do Segmento inicial deste Código de Segmentação para gravação e reprodução. Este é idêntico ao Código de Segmentação para os Códigos 1~8, e é automático ao selecionarmos o Código de Segmentação com o botão DIAL.
- Bloqueio de gravação ('L'ou branco)
'L' é exibido quando o Código de segmentação exibido estiver Bloqueado para proibir a gravação. Pressione o botão Mhz-PRI para articular e desarticular o bloqueio de gravação.
OBSERVAÇÕES DA SELEÇÃO DO CÓDIGO DE SEGMENTAÇÃO
Enquanto o DVS-3 estiver ativado, o botão DIAL faz uma seleção entre os 16 Códigos de segmentação possíveis. Cada Código de segmentação tem seu próprio conjunto de parâmetros associados, exibidos quando cada Código for selecionado.
Observe que os Códigos de segmentação 0, 9 e A~F selecionam os mesmos segmentos de memória como os Códigos 1~8. Entretanto, se você gravar no Código 2, por exemplo, a gravação será reproduzida nos Códigos 0, 2, 9, d e F, desde que cada um acesse o mesmo segmento de memória (2).
GRAVAÇÃO
Você pode querer dividir a memória por dois motivos diferentes: armazenar suas respostas às chamadas que entram e gravar mensagens de entrada. Você pode decidir quanto da memória dedicar a cada propósito, o que determina quais segmentos de memória usar para cada propósito. Entretanto, apesar desta consideração, você deveria gravar seu sinal de chamada no Segmento 1.
O botão UP no microfone começa a gravação, e pode ser usado para pará-la também. Ao gravar, o registro S indica o tempo de gravação transcorrido: quando o registro S alcançar o fim da escala, a memória selecionada está cheia.
Para gravar seu sinal de chamada:
- Ligue o rádio e pressione a tecla BELL-DVS para ativar a operação de voz digital.
- Pressione a tecla T.SET-TONE, se necessário, para que o 'M' apareça à esquerda ( para selecionar a gravação do Microfone ).
- Gire o botão DIAL ao observar o dígito do Código de segmentação no centro do display, e selecione o Código de segmentação 1. Note que um '1' também aparece na posição do display do Segmento inicial ( o Código 1 sempre começa com o Segmento 1 ).
- Note que o número (1~4) exibido à direita do 'M' significa a taxa do bit. Você vai querer experimentar todas as quatro taxas de bit possíveis, mas por enquanto, vamos começar com a taxa mais rápida, o número 1. Se outro número for exibido, pressione a tecla STEP-REV, gire o botão DIAL até aparecer o '1'perto do 'M', e pressione a tecla STEP-REV novamente.
- Gire o botão DIAL para selecionar o Código de Segmentação 1 no centro do display.
- Não deve aparecer a letra 'L' no lado direito do display, uma vez que você não deseja bloquear seu sinal de chamada. Se você vir um 'L', pressione o botão Mhz-PRI para tirá-lo.
- Coloque seu dedo perto do botão UP no microfone, e segure-o perto de sua boca. Agora, enquanto observa o registro S para o tempo de gravação, pressione o botão UP momentaneamente e fale seu sinal de chamada. Pressione UP novamente para parar a gravação, ou apenas espere até que o registro S alcance o fim da escala (e a gravação pare automaticamente).
Você pode não ter tido tempo suficiente entre os dois beeps que sinalizaram o início da gravação e o beep no fim. De qualquer forma, para verificar os resultados, apenas pressione o botão DWN no microfone ( e ajuste o volume, se necessário ).
Se você estiver muito perto, pode querer pressionar o botão UP novamente a regravar, falando um pouco mais rápido. Do contrário ( ou apenas por diversão ), mude a taxa de bit para 2 ( pressione a tecla STEP-REV, gire o botão DIAL um clique à direita e pressione a tecla STEP-REV novamente ). Note que você tem duas vezes o tempo de gravação ( o registro S avança mais devagar durante a gravação ).
Pressione o botão DWN novamente para reproduzir esta gravação. As taxas de bit 3 e 4 fornecem tempos de gravação ainda mais longos. Se você achar que ainda tem muito tempo ( conforme indicado no registro S ), pressione qualquer botão do microfone para parar a gravação. Pegue o bit mais rápido que lhe dá apenas o tempo necessário de gravação.
Você pode gravar quaisquer outros segmentos de memória da mesma forma que fez com seu sinal de chamada. Pode ainda gravar enquanto estiver transmitindo ( se o sistema de voz digital estiver ativado ); neste caso a gravação do Microfone é selecionada automaticamente.
TRANSMITINDO A GRAVAÇÃO E A REPRODUÇÃO
Quando o sistema de voz digital estiver ligado, você pode reproduzir durante a transmissão qualquer coisa que você tenha gravado anteriormente: selecione o Código para reproduzir e então pressione o botão DWN enquanto estiver segurando a chave PTT.
Você pode também gravar sinais de entrada ouvidos no alto-falante:
- Pressione a tecla BELL-DVS ( se estiver mostrando a freqüência ) para ativar o sistema de voz digital.
-Pressione a tecla T.SET-TONE, se necessário, para selecionar o Modo de Gravação do Alto-falante.
-Selecione o Código de Segmentação desejado usando o botão DIAL, e então selecione a Taxa de Bit desejada usando a tecla STEP-REV e o botão DIAL.
Pressione o botão UP no microfone para começar a gravação.
-Pressione o botão DWN para reproduzir a gravação (e segure o PTT se você desejar reproduzi-la durante a transmissão).
GRAVAÇÃO E REPRODUÇÃO REMOTAS
Se você tem um segundo rádio equipado com um DTMF, você pode operar com o DVS-3 remotamente usando comandos DTMF de 3 teclas.
Para fazer isto, o DVS-3 deve primeiro ser ativado e então definido para o modo de controle remoto, como segue:
- Pressione a tecla BELL-DVS (se a freqüência do canal estiver exibida) para ativar o DVS-3.
- Observe a taxa de bit indicada, e mude-a, se desejado, como descrito anteriormente.
-Pressione o botão R.SET-RPT, o display terá um 'R1'exibido à esquerda para indicar gravação e reprodução remotas.
O rádio é agora configurado para controle remoto. Para enviar um comando, segure a chave PTT no rádio remoto enquanto o Código DTMF indicado estiver entrando, um de cada vez. Então, se você estiver gravando, fale ao microfone. Do contrário, solte a chave PTT e ouça a resposta do DVS-3. Observe que o segmento 1 (que deveria ser seu sinal de chamada) é lido antes que qualquer outro dado seja transmitido.
BLOQUEIO DE SEGMENTOS
Você pode gravar alguns segmentos que você não quer reproduzir durante a transmissão durante o acesso remoto. Estes podem ser bloqueados localmente pressionando o botão Mhz-PRI quando o DVS-3 estiver em seu modo normal. Pressionando o botão Mhz-PRI você bloqueia tanto a gravação como a reprodução, indicadas por um 'L' próximo do centro do display e outro 'L' à direita do display. Pressione a tecla Mhz-PRI uma segunda vez para permitir a reprodução, mas não a gravação. Pressione esta tecla uma terceira vez para cancelar o bloqueio.
Observe que os segmentos que estão bloqueados para reprodução não podem ser acessados por operadores remotos. Entretanto, os segmentos bloqueados apenas para gravação podem ser desbloqueados por operadores remotos, e então gravados e bloqueados novamente, se desejado. A utilidade disto é que se você estiver longe do rádio e tiver o mesmo configurado para operação remota, seus amigos podem chamar e deixar mensagens. Você pode então acessar as mensagens estando distante, usando outro rádio, e também deixar suas respostas ou apenas limpar as memórias disponíveis (aquelas que você não bloqueou para reprodução) para receber novas mensagens.
CÓDIGOS ID DE ESTAÇÃO PARTICULAR
Para segurança adicional, o sistema de gravação remota DVS-3 inclui um código ID de estação particular que é programável para evitar qualquer pessoa que não saiba seu código ID de acessar mensagens armazenadas nas memórias. Seu código ID pode ir de 0001~9999. Uma vez que você tenha selecionado seu código ID, tome cuidado para quem você vai divulgá-lo.
Para configurar seu código ID:
- Do modo de discagem, pressione a tecla BELL-DVS para ativar o DVS-3, então pressione F/W seguido do botão R.SET-RPT. O display indicará o código ID atual ( ou '0000' se não houver nenhum armazenado ), com o dígito à esquerda piscando.
Gire o botão DIAL para selecionar o dígito desejado.
- Pressione o botão UP do microfone para alterar o dígito que está piscando uma casa à direita.
Repita os dois últimos passos conforme necessário para introduzir o código ID de 4 dígitos, então pressione o botão R.SET-RPT novamente para gravar sua entrada e retorne ao display original.
Uma vez que você tenha programado seu código ID, qualquer estação que chame com um comando remoto (quando o DVS-3 estiver definido para a operação remota) deve preceder o comando DTMF com o código ID que você armazenou. Os zeros à esquerda não precisam ser identificados, por exemplo, se seu código ID for 0001, os comandos remotos precisam ser pré-fixados apenas pelo dígito DTMF '1' de entrada.
Quaisquer comandos remotos recebidos sem um código ID pré-fixado serão ignorados ( a menos que você defina o código ID para 0000 ).
Observe: se o rádio remoto estiver muito perto do DVS-3, ele pode ser sobrecarregado pelo campo RF, que pode fazer com que o DVS-3 pare ( e retorne à freqüência de operação ) depois de responder a um comando remoto.

EM CASO DE PROBLEMAS
Não se preocupe se a princípio você achar a operação do FT-2200 um pouco complicada. Esta seção fornece algumas dicas que o ajudarão a navegar nos vários modos do display e das teclas.
Se o display não apresentar nada, empurre a chave de força e verifique as conexões da alimentação.
O estado do display diz muito ( mas não tudo ) a respeito do estado atual de operação. Dependendo das opções instaladas, o display pode assumir muitos estados diferentes.
Se ao pressionar um botão nada acontece, verifique primeiro o LOCK no canto direito superior do display. Se ele estiver lá, pressione a tecla F/W LOW-LOCK para desbloquear as teclas. Do contrário, você pode pressionar o botão D/MR-SKIP, que concluirá quaisquer comandos introduzidos.
Se você ainda não pode introduzir dados, verifique se o indicador TX está ligado, indicando que o rádio está transmitindo. Segurar a chave PTT deveria fazer com que o aparelho recebesse novamente. Se isto não acontecer, desligue o rádio, e então ligue novamente.
Como último recurso, apague a CPU conforme descrito adiante.
Para evitar confusão resultante do uso de botões inadvertidamente, bloqueie o teclado. Lembre-se de desbloqueá-lo quando quiser introduzir dados.


Resetar

Apagando a CPU, todas as memórias são desocupadas, e a CPU retorna à mesma condição de quando saiu da fábrica. Para apagar a CPU, pressione e segure o botão D/MR-SKIP e a tecla STEP-REV ao ligar o rádio.
BACKUP DE MEMÓRIA
Normalmente, uma bateria de lítio dentro do rádio retém todas as configurações e memórias enquanto o rádio estiver desligado ou desconectado. Se esta bateria precisar ser substituída, o rádio perderá suas memórias, embora ainda opere apropriadamente.

4 comentários:

  1. OLA,ESTA DE PARABENS SOBRE A PAGINA.
    GOSTARIA DE PODER SALVA-LA
    SOU SE PUDER ME ENVIAR NO E-MAIL
    pu1rcf@gmail.com
    REGINALDO RADIOAMADOR
    VOLTA REDONDA - R.J.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Ola amigos gostaria de saber como faz o retorno de audio no megstar 97

    ResponderExcluir
  3. meu radio esta original, gostaria de liberar a escuta aérea como faço? pode me mandar um diagrama ou como proceder nos jumpers

    ResponderExcluir
  4. sou o pu3asn@hotmail.com do comentario acima

    ResponderExcluir